AGENDINHA - CONVITE ESPECIAL
*** CÉLULA INFANTIL - DÁS 15:00HS. ÁS 17:00HS. Local- Igreja Fonte da Benção
*** CELEBRAÇÃO - CULTINHO Á JESUS - DÁS 18:00HS. ÁS 20:00HS. Local- Igreja Fonte da Benção.
VOCÊ PODE ACOMPANHAR TODO TRABALHO PELA PÁGINA FACEBOOK
Turminha da Fonte da Benção
*********************************************************
TESTEMUNHO ....23/06/2013
Minha filha, Angel Mel , com 11 anos , estava na Igreja, no culto da manhã, quando ela chega até mim e diz,
que sentiu a presença de Deus e ainda que falou em línguas, no momento do louvor em adoração a Deus.Batizada com o Espírito Santo com 11anos? Mistérios de Deus! Amém Senhor!
Eu fiquei sem palavras de alegria ....Glorias a Deus, agora é continuar orando , pois grande chamado na vida dela. Te amo Jesus por esse presente assim como o pequeno João de 1ano e meio que ama louvar e ir a Igreja. Aleluia !!!
" Meu desejo, que eles se tornem melhores que eu, nos caminho do Senhor, amém"
by. Cinthia Valasek .
**************************************************************
BEBES TAMBÉM PODEM BRINCAR DE PINTAR
TINTAS DE GELATINA

(imagem tirada do Google)
Uma Dica e quem ensinou foi uma pedagoga.
*****
Faça uma tinta caseira, com gelatina.
Faça uma tinta caseira, com gelatina.
******
Dissolva a gelatina com menos água do que o recomendado e deixa esfriar. Daí você
pode deixá-lo pintar com as mães ou com pincel grande.
Dê folha grande de papel (A3). Forre o chão com plástico e prenda o papel com fita adesiva, porque senão escorrega e eles pintam o chão.
********************************************************
ROSÉOLA INFANTIL (EXANTEMA SÚBITO)
UMA DOENÇA COMUM ENTRE BEBES , PORÉM NÃO DIAGNOSTICADA CORRETAMENTE, ENTÃO ATENTE-SE , MAMÃES. MEU BEBE(Joãozinho) TEVE E MUITO FORTE. ROESÉOLA, NÃO É GRAVE MAIS "JUDIA DOS "PIQUITUCHOS" COM FEBRES ALTÍSSIMAS E MACHAS NO CORPO QUE COSSA E ATENÇÃO É CONTAGIOSO ENTRE BEBES DE 00 Á 02 ANOS. HOJE ESTÁ MUITO BEM, GRAÇAS A DEUS. by Cinthia Valasek.
Leia abaixo e conheça para ficar atenta.
Leia abaixo e conheça para ficar atenta.

O que é Roséola Infantil?
Roséola infantil, também conhecida como exantema súbito, febre dos três dias ou sexta doença, é uma doença infecciosa aguda típica da infância , contagiosa, que afeta lactentes ou crianças pequenas e causa o surgimento de febre alta durante 2 a 3 dias, e, posteriormente uma erupção cutânea (manchinhas na pele) de início súbito, causada por um vírus da família do vírus herpes .
Ela é frequentemente confundida como “alergia a antibióticos”, pois, como gera febre alta e persistente nos primeiros dias, muitas vezes é prescrito antibióticos a criança com Roséola Infantil por médicos inexperientes, ou por pressão da família, no período febril. Como a febre passa espontâneamente em 2 a 3 dias de doença, e, aparece o exantema (manchas), as pessoas atribuem as manchas ao antibiótico e não a doença.
Qual é a idade de aparecimento habitual da Roséola Infantil ?
A Roséola Infantil é uma doença típica da infância, que ocorre quase sempre entre os seis e os doze meses de idade, com alguns casos mais raros no segundo ou terceiro ano de vida. Devido à protecção conferida pelos anticorpos maternos, que atravessam a placenta, a Roséola Infantil é uma doença muito rara antes dos três meses de idade, a partir dos quais há uma perda progressiva desta imunidade, tornando-se a criança susceptível à infecção.
A Roséola Infantil é uma doença contagiosa ?
Sim, a Roséola Infantil transmite-se pelo contacto com outras crianças infectadas . O contacto com vírus dá habitualmente imunidade permanente (protege de novas infecções ), mas há casos , embora raros , de segunda infecção na mesma criança, que parece resultar da reactivação de uma infecção latente .
Ao fim de quanto tempo após o contacto com uma criança com Roséola Infantil aparece a doença , se houver contágio ?
O período que decorre entre o contacto com uma criança infectada e o aparecimento da doença ( período de incubação) é de uma a duas semanas aproximadamente, embora seja difícil de determinar porque os contactos não são fáceis de identificar (pensa-se que o período de maior contágio é o período febril em que ainda não há diagnóstico, porque a febre é o único sintoma).
Quais são as manifestações da Roséola Infantil?
A Roséola Infantil tem um início repentino com o aparecimento de febre alta (39.5º/40.5º), diminuição do apetite e irritabilidade associados à febre, sem outros sintomas. A febre alta mantém-se durante três a quatro dias , havendo um contraste entre a intensidade da temperatura e o aspecto da criança que não aparenta estar gravemente doente, ou seja, ela brinca nos intervalos da febre. Ao terceiro ou quarto dia de doença a febre , até aí elevada, desce rápidamente e desaparece, podendo excepcionalmente manter-se por mais um ou dois dias. Coincidindo com a descida ou desaparecimento da febre surge uma erupção na pele, que se espalha do tronco para o pescoço e para os membros superiores, e, em menor intensidade em face e os membros inferiores. A erupção é constituída por pequeninas manchas de cor rosada (máculas), por vezes ligeiramente salientes (pápulas), que se atenuam com a compressão e desaparece um ou dois dias depois de ter surgido, sem deixar marcas.
A Roséola Infantil tem complicações?
Habitualmente a Roséola Infantil é uma doença de evolução benigna, que cura sem complicações, com exceção para as convulsões que podem ser desencadeadas pela febre elevada, característica da doença (mas aí, tem que haver tendencia da criança e história familia de crises convulsivas febris).
Como se faz o diagnóstico de Roséola Infantil?
O diagnóstico de Roséola Infantil é feito com base nos sintomas e sinais apresentados e coincide em geral com o fim da doença, pois, é o aparecimento da erupção (manchinhas) no momento em que há remissão da febre anteriormente elevada que orienta o médico.
Qual é o tratamento da Róséola Infantil?
O tratamento da Roséola Infantil é apenas sintomático (controle da febre), visando o conforto da criança e a prevenção de eventuais convulsões febris (em crianças predispostas). A aspirina não é administrada a crianças, pois ela aumenta o risco de síndrome de Reye.
**********************************************************
O QUE SEU FILHO está JOGANDO?
ESTÁ MATANDO O TEMPO OU MATANDO A INFÂNCIA ??
ATENÇÃO COM OS JOGOS COM ARMAMENTOS PESADOS, MUITOS SÃO SANGRENTOS E IMORAIS.
ATENÇÃO AO SEU FILHO SE ELE DEIXOU DE SAIR PRA BRINCAR, NÃO DORME OU TEM PESADELOS, APRESENTA OBESIDADE OU MESMO MAGRO TEM DOENÇAS DE ADULTOS COMO POR EXEMPLO COLESTEROL ALTO, POR CONSUMIR ALIMENTOS RÁPIDOS E INDUSTRIALIZADOS, POIS MAMÃE,É HORA DE MUDAR A ROTINA URGENTE , de seu filho !!
TV NÃO É O MUNDO ENCANTADO...
" RE-TOME O CONTROLE DE SEU LAR "
A psicopedagoga Rosilene Maia chama atenção para os cuidados que os pais têm que ter com a programação que os filhos veem. “As crianças acabam tendo aquilo como referência, e tendem a repetir o que veem na televisão”, diz. “É natural que elas tenham curiosidade de assistir programas adultos proibidos pelos pais. Por isso tem que haver uma supervisão”, alerta.
**************************************************************
Podemos disciplinar os filhos dando palmada?
Pr. Silas, na Bíblia é dito que devemos educar as crianças e até fustigá-las com vara. Isso é algo metafórico ou literal? Eventualmente, podemos dar palmadas em nossos filhos para discipliná-los ou é melhor usar outros métodos?
Educar os filhos é mais do que um direito dos pais; é um dever. Em Provérbios 23.13, é dito: Não retires a disciplina da criança, porque, fustigando-a com a vara, nem por isso morrerá. Contudo, esse tipo de disciplina com a vara — leia-se palmadas — só deverá ser aplicado à criança com mais de três anos de idade, após seus anos formativos [aproximadamente de um a três anos].
Uma criança de um a dois anos ainda é praticamente um bebê. Não tem noções exatas do que é certo ou errado. Então, se ela levantar a mão para dar um tapinha no rosto da gente, estará agindo sem refletir sobre isso. Sendo assim, não é necessário os pais baterem nela, para repreendê-la, até porque ela não entenderá e não tirará lição alguma disso. O ideal é o pai ou a mãe desviar-se do tapa e segurar as mãozinhas da criança para ela não repetir a ação.
É evidente que, mesmo quando um filho tem condições de entender a correção que está recebendo, os pais não devem aplicar castigos despropositados nem exagerados. Em texto algum da Bíblia é recomendado aos pais infligir abusos físicos, emocionais ou morais aos filhos. Não é isso que é fustigar com a vara.
Nenhum pai ou mãe tem o direito de espancar seu ¬filho, de tirar-lhe a comida, promover humilhações morais etc. Isso não é disciplinar, é abusar física e emocionalmente da criança, traumatizando-a; é uma prova de desequilíbrio dos pais, e, de acordo com as leis civis, eles podem até perder a guarda do filho, se for comprovado o abuso/a violência doméstica.
Disciplinar um filho é mais do que corrigir um mau comportamento dele, substituindo o errado pelo certo. Implica levá-lo à reflexão sobre seus atos e ao arrependimento sincero. A finalidade da disciplina é não apenas ensinar a criança a obedecer aos pais e às autoridades; é permitir que ela assimile valores e princípios éticos e morais, entendendo que estes são fundamentais a uma vida plena e saudável e a relacionamentos construtivos.
A arma mais poderosa da educação é o amor dos pais pelos filhos. Existem gestos, olhares e atitudes que os pais podem usar para demonstrar ao filho que não estão gostando do que ele está fazendo e impor-lhe limites. Na maioria dos casos, basta uma conversa. Somente em alguns momentos extremos, precisarão usar a amorosa correção física, punindo o mau comportamento do filho, pois, se não o fizerem, a “vida” o fará.
A disciplina, é claro, deve ser apropriada a cada fase em que o filho se encontra. Mas, qualquer que seja a idade dele, não convém gritar, fazer gestos obscenos ou bater boca com ele, para que não se torne uma pessoa nervosa, violenta e/ou briguenta. Aos pais cabe educar e zelar pelo bem-estar físico, emocional e espiritual dos filhos. Recomendo, então, que orem pedindo ao Altíssimo amor e sabedoria, para criá-los no temor a Deus, e que cultivem o hábito de ler a Bíblia em casa, ouvir louvores, ir à igreja.
Os pais devem evitar deixar seus filhos muito tempo em frente à televisão ou totalmente entregues aos cuidados de outrem, para que eles não se sintam menosprezados pela falta de atenção e diálogo com os pais.
É preciso que os progenitores reservarem um tempo diário para dar mais atenção à sua prole e conversar com ela. Caso contrário, a televisão, as revistas, a Internet, os jogos de videogame e os amigos exercerão maior influência sobre as crianças do que os pais e seus valores positivos.
Lembre-se: pais ausentes geram filhos insubmissos. Pais desequilibrados geram filhos depressivos. Pais descrentes geram filhos desviados. Pais altivos geram filhos sem limites. Pais violentos geram filhos agressivos. Pais inconstantes geram filhos superficiais. Pais irresponsáveis geram filhos desordeiros. Não permita que seu filho se torne desequilibrado, insubmisso, egoísta, ambicioso, violento nem promíscuo. Faça a diferença, ensinando-lhe o amor e as leis de Deus pelo seu bom exemplo.
SUGESTÕES DE LEITURA: Provérbios 13.14; 19.18; 22.15; 29.15,16; Efésios 6.4; Colossenses 3.21; Hebreus 12. ( Pr. Silas Malafaia é psicólogo clínico e conferencista internacional.)
********************************************************************************
Pipoca, além de muito gostosa, ajuda a reduzir a incidência de câncer e doenças cardíacas, diz pesquisa recente nos EUA.
A melhor amiga das crianças e adultos ao assistirem a um filme, televisão, ou para um passeio no parque, pode fazer bem à saúde. Uma pesquisa recente, realizada por cientisTas da Universidade de Scranton, nos Estados Unidos, e apresentada no 238º Encontro Nacional da Sociedade Americana de Química (American Chemical Society). revelou que salgados feitos à base de grãos (como a pipoca) e alguns cereais matinais apresentam uma grande quantidade de polifenóis (substâncias antioxidantes), as mesmas encontradas nas frutas e legumes, com grande potencial, segundo pesquisa, de reduzir doenças cardíacas, câncer e outras doenças. A pipoca tem os níveis mais elevados de antioxidantes saudáveis dentre os salgadinhos utilizados no dia a dia, mostra a pesquisa. Joe Vinson, pesquisador, pensava que os benefícios dos grãos inteiros estariam relacionados apenas ao seu algo teor de fibras.

Como preparar a pipoca da melhor maneira
Normalmente as pessoas preparam pipoca com manteiga, margarina, óleo, ou no microondas.
É notório que as pessoas colocam muito óleo quando vão preparar suas pipocas, o que pode tornar prejudicial esse saboroso petisco. A melhor forma de preparar pode ser utilizando algumas gotas de óleo. Não é necessária a utilização de muito óleo. Deve-se aquecer primeiro o óleo na panela e em seguida colocar o milho. O milho estoura mais rápido.
Vale lembrar que crianças e adultos, além do óleo para estourar a pipoca, gostam de derreter manteiga para jogar por cima da pipoca já estourada, o que aumentará o valor calórico, principalmente para quem tem problemas de colesterol alto, ou tendência à obesidade. Por isso a margarina e a manteiga não são indicadas por saturarem mais rápido que o óleo, transformando-se em gordura trans. E sabemos que quanto mais saturada, muito pior pra nossa saúde. Se preferir utilizar pipoca para microondas, escolha as sem sabores. Elas contém menos sódio.
Existem ainda as máquinas de ar quente, que não utilizam óleo, o que as torna mais saudáveis e práticas.
Já são fabricados acessórios para se fazer pipoca no microondas.
Algumas pessoas já se utilizam de sacos de pão (desde que não estejam furados), com o mesmo princípio dos sacos convencionais de pipoca de microondas. Coloca-se os grãos de pipoca dentro do saquinho, retira-se o ar e faz duas dobras para fechar o saquinho de papel. Pode-se fechá-lo com uma fita crepe. Assim que estourar a pipoca, ou perceber que os estouros diminuíram muito. Abrir com cuidado por causa do vapor.
Prefira utilizar sal refinado bem fininho para temperar as pipocas. Ele adere melhor e dá mais sabor.
****************************************************************************
ÓTIMA OPORTUNIDADE PARA FAZER UMA FESTA DA PIPOCA !!!
Postagem de - http://diariopsicanalisedacrianca.blogspot.com.br/search/label/Atualidade
*******************************************************************
Mulher, ministre na vida de seu bebê!
Tu viste quando os meus ossos estavam sendo feitos, quando eu estava sendo formado na barriga da minha mãe, crescendo ali em segredo,
tu me viste antes de eu ter nascido.
Bíblia Sagrda - Salmo 139, 15-16
Ficar grávida é uma das coisas mais maravilhosa que pode acontecer na vida de uma mulher, é um dos grandes mistérios de Deus.
----
Deus é tão tremendo que quando satanás esperava a destruição da mulher por causa da desobediência o Senhor faz justamente o contrário, deu a ela a capacidade de gerar vida e ainda profetizou sobre a mulher dizendo, de você nascerá aquele que pisará na cabeça da serpente, tremendo não! Mas Jesus é assim mesmo! Faz com que os nossos fracassos se transforme em vitória envergonhando o nosso inimigo.
Estar grávida é uma fase importante na vida da mulher, entender que dentro de você está gerando uma vida que pode fazer a diferença na próxima geração é o que o Senhor procura ministrar no coração de cada mulher grávida.
Para o Senhor não existe feto, existe vida, a partir do momento em que você descobre-se grávida Deus espera que você ministre nesta criança a unção e o poder Dele e que plante no seu coraçãozinho a semente da eternidade, pois a fase da formação da criança, que começa no ventre e vai até os seus sete anos é fundamental para determinar o seu futuro.
Tudo que você sente no período de sua gravidez seu bebe estará sentindo também, por isso mãe vale a pena deixar toda correria, estresse e situações de pressão de lado para viver uma gravidez o mais tranquila possível.
TENHA UMA GRAVIDEZ TRANQUILA
Muitas pessoas dizem que estar grávida não é estar doente e que você pode manter o seu ritmo normalmente, eu, porém não tenho essa opinião, claro que muitas mulheres não podem parar de trabalhar ou descumprir compromissos de agenda já determinados, contudo, diminui a agitação diária neste período é muito importante, faça o possível para aquietar-se o máximo que puder afinal uma vida está sendo gerada dentro de você e qualquer defeito na criança pode mudar sua rotina para sempre sem você querer, não é mesmo?
Muitas crianças nascem agitadas por causa de uma gravidez tensa, por isso eu quero lhe passar uma oração que você vai ministrar na vida de seu bebê durante os nove meses para que o Senhor venha agir nas raízes de seu filho.
A ORÇÃO DETERMINA A VONTADE DE DEUS
PARA O FUTURO DO SEU FILHO
Quando nascemos recebemos o sobre nome de nossos pais, mas não é somente isso, algumas crianças nascem com doenças que recebem de seus antepassados, outras também nascem com cargas espirituais que vem de sua geração familiar e que pode prejudica-la por toda vida.
Trabalho com vidas e sei de pessoas que tem uma pré-disposição a alguma fraqueza porque lá no passado seus pais se entregaram aquele tipo de fraqueza e foram dominados por espíritos que agiam, por exemplo, na área de vício, prostituição, algumas com tendência a fúria desenfreada, depressão e até mesmo espíritos de misérias, são forças que querem repetir na vida de seu bebê os mesmos fracassos que aconteceu talvez na sua vida, na vida do pai da criança e até na vida dos avós.
Porém para a mulher que sabe que o sangue de Jesus é poderoso para destruir toda ação genética e espiritual na vida de seu bebê deve começar a ministrar o mais cedo possível.
Experimente também conversar com seu bebê, fale para ele os grandes feitos de Deus.
Lê a bíblia em voz alta com um fundo musical tranquilo também é uma excelente forma de trazer paz as emoções de seu filho.
" Eu tive duas gravidez tranquila, seguindo as palavra acima, encontrada em outro blog que tem me ajudado muito. Até mesmo, depois de nascidos, a agitação descontrolada e umas infermidades os pertubava, continuei ministrando neles em nome de Jesus Cristo, e a transformação é bem aparente, são outras crianças hoje, com a Paz de Cristo. E a cada dia os cubro de oração. "
*****************************************************************************
Tempo com seus filhos
Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.
Provérbios 22.6 - Bíblia Sagrada
É muito difícil ter que afirmar que muitas mães não vêem seus filhos crescerem, estão correndo atrás de tantas coisas, saem de manhã e deixam a criança dormindo e voltam tarde da noite quando ela já está dormindo novamente. Algumas até no final de semana estão atarefadas com seus compromissos profissionais e sociais e o tempo vai passando e seus filhos vão ficando verdadeiramente em último lugar. O pior de tudo isto é que elas responsabilizam a outros a tarefa de educá-los, pensam que educar é dá comida, casa, escola e brinquedos e se assustam quando percebem que tem dentro de casa uma pessoa rebelde. Conheço casos de pais que trabalharam muito para construir um patrimônio para seus filhos e esqueceram de ensiná-los a viver e logo que seus descendentes assumiram as empresas tiveram a grande decepção de vê-los destruir o trabalho de uma vida inteira em poucos anos, eram rebeldes, indisciplinados e briguentos.
A VIDA DA MULHER É FEITA DE FASES
Contudo sei que a mulher tem várias aspirações na vida, e uma delas é crescer profissionalmente, não estou afirmando que o fato de você ter filho terá que abandonar seus projetos pra criá-lo, estou dizendo que aquelas que têm filhos terá que renunciar uma vida muito agitada para passar tempo com suas crianças. Parece ruim quando falo isso, mas entenda, a vida da mulher é feita de fases, haverá a fase em que as criança são pequeninas e precisam de cuidado maior, entretanto, chegará também o tempo em que elas estarão maiores e serão mais independentes até chegar a fase que serão adultas e vão te ajudar.Te incentivo hoje a avaliar o seu relacionamento com seus filhos, se durante a semana você trabalha e estuda o final de semana é fundamental dá atenção a eles, brincar, conversar, dá risadas, fala das coisas importantes da vida, orar juntos, enfim fazer coisas que vão marcar sua infância para sempre.
Quando estiver no trabalho ligue para eles todos os dias, diga que os amam, não esqueça de dizer, é importante falar, para que suas palavras fiquem marcadas em seus corações, fale a eles elogios e sempre esteja motivando-os. Diga-os que mesmo longe está pensando neles, evite chamar sua atenção por telefone, espere chegar em casa para conversar. Fique atenta na disciplina, não permita que a vida deles seja vivida de qualquer maneira, gerencie o seu dia-a-dia, estabeleça tarefa para que não cresçam sem responsabilidades, dê atenção a eles quando ligarem para o seu trabalho. No final de semana olhe seus cadernos, pergunte o que estão aprendendo na escola.
Conheço mulheres que para compensar sua falta de tempo com as crianças deixam elas fazerem tudo o que querem, isto é um perigo, você corre o risco de ter adultos sem limites e possessivos, que quando recebem um não dos outros ou da vida se transformam em pessoas agressivas e marginais e as coisas pioram quando você resolve educa-los depois de adultos, daí surgem muitos conflitos, mágoas e dores. Fuja dessa realidade, invista agora em seus filhos para colher no futuro adultos que serão um orgulho para você.
Conheço mulheres que para compensar sua falta de tempo com as crianças deixam elas fazerem tudo o que querem, isto é um perigo, você corre o risco de ter adultos sem limites e possessivos, que quando recebem um não dos outros ou da vida se transformam em pessoas agressivas e marginais e as coisas pioram quando você resolve educa-los depois de adultos, daí surgem muitos conflitos, mágoas e dores. Fuja dessa realidade, invista agora em seus filhos para colher no futuro adultos que serão um orgulho para você.
Comece hoje mesmo a ter uma postura diferente, seja mais presente, se interesse mais pelas coisas deles e não deixe de atribuir a eles responsabilidade, para que aprendam a ser adultos produtivos. E não se esqueça! o compromisso de educar sua próxima geração é seu.
( Postagem do blog femininablog )
***********************************************************************************************
Bullying é um termo do inglês ainda sem tradução para o português, mas que significa o comportamento agressivo entre estudantes. São atos de agressão física ou verbal, que ocorre de modo repetitivo, sem motivação evidente e executada por um ou vários estudantes contra outro, em uma relação desigual de poder, normalmente dentro do ambiente escolar, ocorrendo principalmente dentro de sala de aula e no recreio escolar.
O bullying está relacionado com comportamentos agressivos e hostis de alunos que se julgam superiores aos outros colegas, acreditam na impunidade de seus atos dentro da escola e muitas vezes são pertencentes a famílias desestruturadas, convivendo com pais opressores, agressivos e violentos. Transtornos comportamentais como os transtornos disruptivos (transtorno desafiador opositivo e transtorno de conduta), transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e transtorno bipolar do humor são comumente associados a esses autores de bullying.
Os alvos de bullying normalmente são jovens tímidos, quietos, inseguros, possuem poucas amizades, são facilmente intimidados e incapazes de reagir aos atos de agressividade. Freqüentemente são fisicamente fracos e menores que os agressores, mais jovens e desta forma apresentam dificuldade em se defender das agressões. Alunos novos na escola, vindos de outras localidades e de diferentes religiões são comumente vítimas de bullying. Muitas vezes estes jovens apresentam transtornos comportamentais associados como fobia social, distimia, ou transtornos invasivos do desenvolvimento.
Normalmente a identificação precoce do bullying nas escolas e o trabalho de informação e conscientização entre professores e alunos são suficientes no manejo do problema. Entretanto, quadros graves de bullying podem estar diretamente ligados a transtornos comportamentais graves e nesses casos a avaliação neuropsiquiátrica está indicada e esses transtornos comportamentais podem ser identificados e tratados. A identificação precoce do comportamento bullying nas escolas possibilita uma intervenção terapêutica a fim de se evitar prejuízos acadêmicos e no relacionamento social dos alunos envolvidos.
Muitas vezes a reeducação alimentar é para a família inteira. É comum a criança acima do peso também ter um dos pais ou ambos nesta mesma condição. Veja abaixo quais as recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria para reeducação alimentar de crianças obesas:
******************************************************************************************************
DROGAS, BATE Á PORTA... Bullying é um termo do inglês ainda sem tradução para o português, mas que significa o comportamento agressivo entre estudantes. São atos de agressão física ou verbal, que ocorre de modo repetitivo, sem motivação evidente e executada por um ou vários estudantes contra outro, em uma relação desigual de poder, normalmente dentro do ambiente escolar, ocorrendo principalmente dentro de sala de aula e no recreio escolar.
O bullying está relacionado com comportamentos agressivos e hostis de alunos que se julgam superiores aos outros colegas, acreditam na impunidade de seus atos dentro da escola e muitas vezes são pertencentes a famílias desestruturadas, convivendo com pais opressores, agressivos e violentos. Transtornos comportamentais como os transtornos disruptivos (transtorno desafiador opositivo e transtorno de conduta), transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e transtorno bipolar do humor são comumente associados a esses autores de bullying.
Os alvos de bullying normalmente são jovens tímidos, quietos, inseguros, possuem poucas amizades, são facilmente intimidados e incapazes de reagir aos atos de agressividade. Freqüentemente são fisicamente fracos e menores que os agressores, mais jovens e desta forma apresentam dificuldade em se defender das agressões. Alunos novos na escola, vindos de outras localidades e de diferentes religiões são comumente vítimas de bullying. Muitas vezes estes jovens apresentam transtornos comportamentais associados como fobia social, distimia, ou transtornos invasivos do desenvolvimento.
Normalmente a identificação precoce do bullying nas escolas e o trabalho de informação e conscientização entre professores e alunos são suficientes no manejo do problema. Entretanto, quadros graves de bullying podem estar diretamente ligados a transtornos comportamentais graves e nesses casos a avaliação neuropsiquiátrica está indicada e esses transtornos comportamentais podem ser identificados e tratados. A identificação precoce do comportamento bullying nas escolas possibilita uma intervenção terapêutica a fim de se evitar prejuízos acadêmicos e no relacionamento social dos alunos envolvidos.
A prevenção da obesidade infantil é capaz de reduzir de forma significativa a ocorrência de doenças crônicas futuras, tais como as doenças cardiovasculares, que afetam 30% da população adulta brasileira.

Muitas vezes a reeducação alimentar é para a família inteira. É comum a criança acima do peso também ter um dos pais ou ambos nesta mesma condição. Veja abaixo quais as recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria para reeducação alimentar de crianças obesas:
- Ao invés de proibir alimentos, o melhor é controlar a porção a ser ingerida.
- Estabelecer horários fixos e cinco ou seis refeições diárias com um intervalo de três horas entre elas.
- Comer devagar e em local tranquilo, longe da televisão, videogame ou computador.
- Diminuir gradualmente a ingestão de líquidos durante as refeições, oferecer um copo de suco, no máximo. Preferir sempre os sucos da fruta, que contêm mais vitaminas e sais minerais.
- Optar por sanduíches saudáveis, com recheios menos gordurosos, como ricota, embutidos de aves, vegetais folhosos, tomate e queijo magro.
- Utilizar menos óleo na preparação dos alimentos, preferir pratos assados ou grelhados; remover a pele do frango antes do preparo. Diminuir a quantidade de alimentos gordurosos e de frituras.
- Aprender a ler a tabela dos alimentos e a evitar os mais calóricos e os ricos em gordura.
- Aprender a fazer trocas, biscoitos recheados por biscoitos sem recheio e leite integral pelo leite desnatado, por exemplo.
- Incentivar o consumo de frutas (com casca, sempre que possível), verduras, e evitar consumo de alimentos congelados e pré-prontos.
- Cuidar da apresentação do prato, para favorecer o paladar.
- Não oferecer sobremesas lácteas logo após as refeições. Esperar pelo menos uma hora, pois o cálcio contido nessas sobremesas interage com o ferro consumido na refeição, prejudicando a absorção de ambos.
- Estimular a criança a tomar bastante água ao longo do dia, inclusive na escola.
- Substituir os salgadinhos de pacote por pipoca feita em casa com óleo de soja.
- Retirar o saleiro da mesa.
- Evitar refrigerantes, que, além de conterem muito açúcar, prejudicam a saúde dos ossos, causam irritabilidade gástrica e cáries.
- Incentivar brincadeiras e atividades físicas ao ar livre.
******************************************************************************************************
INTRODUÇÃO
Um dos problemas sociais mais sérios que o mundo enfrenta nos dias atuais é a sedução das drogas. Apesar do esforço das autoridades, o vício e o tráfico de drogas cresce assustadoramente em todo o mundo. Milhares de pessoas, principalmente jovens e adolescentes, são dependentes químicos e não conseguem passar um dia sequer sem fazer uso das drogas. Outros, ainda, plantam, fabricam e comercializam drogas, enriquecendo de forma ilícita. Além disso, milhares de pessoas morrem anualmente, vítimas do tráfico de drogas e dos conflitos entre policiais e traficantes. Diante desse caos, a humanidade vive apavorada, à espera de uma solução.
Nesta lição, abordaremos, os seguintes temas: o que são as drogas, quais os tipos de drogas que existem, bem como os efeitos que elas provocam e, principalmente, o que a Bíblia ensina sobre as drogas
I - DEFINIÇÃO
A Organização Mundial de Saúde define como droga toda a substância que, sendo introduzida no organismo, pode modificar uma ou mais funções, alterando o sistema nervoso com a introdução da dependência física e/ou psíquica do indivíduo. As drogas podem ser ingeridas, inaladas ou injetadas e quase sempre conduzem o indivíduo à dependência. Existem pelo menos dois tipos de drogas: Aquelas que se comercializam livremente, tais como álcool, cigarros e alguns medicamentos; e aquelas que são proibidas e são comercializadas clandestinamente, como cocaína, crack, heroína, maconha, etc. Porém, do ponto de vista de saúde, muitas substâncias legalizadas podem ser igualmente perigosas, como por exemplo o álcool, que também é considerado uma droga.
II - QUAIS OS TIPOS DE DROGAS QUE EXISTEM E QUE EFEITOS ELASPROVOCAM?
Basicamente, são três tipos:
---
2.1 Drogas que diminuem a atividade mental. Também chamadas de depressoras. Afetam o cérebro, fazendo com que funcione de forma mais lenta. Essas drogas diminuem a atenção, a concentração, a tensão emocional e a capacidade intelectual. Exemplos: tranqüilizantes, álcool, inalantes (cola), narcóticos (morfina, heroína).
---
2.2 Drogas que aumentam a atividade mental. São chamadas de estimulantes. Afetam o cérebro, fazendo com que funcione de forma mais acelerada. Exemplos: cafeína, cocaína, crack, etc.
---
2.3 Drogas que alteram a percepção. São chamadas de substâncias alucinógenas e provocam distúrbios no funcionamento do cérebro, fazendo com que ele passe a trabalhar de forma desordenada, numa espécie de delírio. Exemplos: LSD, ecstasy, maconha e outras substâncias derivadas de plantas.
III - QUAIS OS PREJUÍZOS CAUSADOS PELAS DROGAS?
É praticamente impossível descrever todos os prejuízos causados pelo uso das drogas. Mas, na maioria das vezes, as drogas afetam a vida escolar, financeira, profissional, familiar e, principalmente, espiritual. Os usuários de drogas, em sua maioria, assumem comportamentos diferentes daqueles que possuem em situações normais. Uns se tornam violentos, outros se isolam, outros abandonam os estudos e até mesmo o trabalho profissional. Podemos dizer que o uso das drogas pode trazer prejuízos irreparáveis ao ser humano.
IV - CAUSAS DO VÍCIO DASDROGAS
São muitas as causas que levam as pessoas, principalmente jovens e adolescentes a se envolverem com as drogas. Dentre elas, destacamos as seguintes:
---
4.1 Influência de falsosamigos. Os viciados geralmente passam para os outros a idéia de que
as drogas são desejáveis; muitos, acabam se deixando envolver, para não ser diferente do grupo, para não sofrer a pressão dos outros. Os viciados não se contentam em se drogarem sozinhos. Eles costumam levar outras pessoas para o abismo. Como diz a Bíblia: “Um abismo chama outro abismo…” (Sl 42.7).
---
4.2 Curiosidade. Uma das características dos jovens e adolescentes é a curiosidade. O perigo é que, muitas vezes, eles não sabem discernir entre o bem e o mal. A curiosidade os leva a experimentar certas coisas, dentre as quais o tóxico, que os leva para a prisão da dependência e até da morte. A Bíblia adverte os jovens a fugirem dos desejos da mocidade (II Tm 2.22).
---
4.3 Desajuste familiar. Pesquisas comprovam que os viciados em drogas, em sua maioria, são oriundos de lares desajustados. Por falta de uma educação adequada, de afeto e de carinho no seio da família, e, principalmente de uma educação cristã, muitos se deixam levar pelos falsos amigos da escola ou do trabalho e enveredam no caminho das drogas. A Palavra de Deus ensina aos filhos honrarem os pais, e aos pais a criarem os filhos na doutrina e admoestação do Senhor (Ef 6.1-4; Cl 3.20,21).
---
4.4 Influência maligna: Não só as drogas, como também a prostituição, as bebidas alcoólicas e a violência, são agentes utilizados pelo Diabo para a destruição do ser humano. Por traz dos vícios, existe uma influência maligna, com o intuito de escravizar o ser humano e distanciá-lo de Deus. A Bíblia descreve claramente a ação do diabo na humanidade (Jo 10.10; I Pe 5.8)
V - A BÍBLIA FALA SOBRE AS DROGAS?
Apesar de a Bíblia não falar especificamente sobre as drogas, podemos observar que o apóstolo Paulo quando descreve as “obras da carne” (Gl 5.19-21), diz: “Porque asobras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição,impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras,pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas…”. Entendemos claramente que as drogas estão incluídas nesta lista.
VI - POR QUE A BÍBLIA CONDENA O USO DE DROGAS?
---
5.1 As drogas escravizam. As drogas conduzem o ser humano à dependência química e ao vício. Deus não criou o homem para viver dominado pelo vício. Por isso, o apóstolo Paulo diz que o cristão não deve se deixar dominar por coisa alguma (I Co 6.12).
---
5.2 As drogas causam sofrimento. Milhares de pessoas sofrem no mundo por causa das drogas. A Bíblia diz, no livro dos provérbios, que a bebida fermentada provoca brigas (20:1) e associa a embriaguez à pobreza (23:20,21), à contenda (23:29,30) e à injustiça (31:4,5).
----
5.3 As drogas conduzem o homem ao inferno. Se não houver o arrependimento e o abandono do vício, os viciados em drogas não herdarão o reino de Deus “…os quecometem tais coisas não herdarão o reino de Deus” (Gl 5.21)
CONCLUSÃO
A igreja do Senhor Jesus pode contribuir no combate às drogas, através do ensino sobre o perigo das drogas, da intercessão e, principalmente, através da pregação da Palavra de Deus, apresentando a liberdade oferecida pelo Senhor Jesus, que veio ao mundo para trazer liberdade aos cativos (Lc 4.19; Jo 8.32,36).
(Escrito - Pastor Presidente: Ailton José Alves )









Nenhum comentário:
Postar um comentário